Tambacu
O Tambacu é um peixe híbrido, resultado do cruzamento induzido da fêmea do Tambaqui(Colossoma macropomum) e o macho pacu (Piaractus mesopotamicus) usam-se as ovas de Tambaqui e o sêmen de pacu em reprodução artificial.
Por ser um híbrido o Tambacu não se reproduz e sua engorda é feita em cativeiro.
-Possui características do Tambaqui e do Pacu, ganha peso rápido como o Tambaqui e é resistente ao frio como o Pacu.
-Apresenta características mais próximas do Tambaqui, como corpo arredondado, cor acinzentada, forte e briguento, pode atingir mais de 40 kg.
-Possui corpo mais arredondado que o Tambaqui.
-Possui coloração parda ou esverdeada na parte superior do corpo e preta na parte inferior do corpo, variando para mais clara ou mais escura de acordo com a cor da água.
-Possui escamas mais grossas e ásperas, tornando mais fácil segurá-lo em relação ao Tambacu que tem escamas menores e é muito mais liso.
Outra diferença está nas guelras, à membrana da guelra do Tambaqui é maior que a do Tambacu.
O Tambaqui não é muito comum nos pesqueiros do sudeste e sul do país, pois é um peixe da região norte, de águas mais quentes e morre muito fácil com quedas bruscas de temperatura.
O Tambacu é mais resistente ao frio, por isso é possível captura-lo mesmo no inverno, não deixa de se alimentar no frio, embora seu metabolismo caia durante o inverno e se alimenta com menos frequência.
A Piscicultura Daniela comercializa o alevino de Tambacu:
Alevino 1 ( 2 a 4 cm): R$ 450,00 o milheiro
Alevino 2 ( 4 a 6 cm): R$ 570,00 o milheiro
Entre em contato